A vida do atleta profissional é pautada em uma rígida disciplina em todos os aspectos de sua vida. É uma vida altamente regrada pois qualquer deslize atrapalha diretamente a performance.
O atleta treina durante dias, semanas, a depender do esporte, até meses, para poder competir. Nesse dia, ele precisa performar de maneira excelente para atingir o único resultado que interessa: a vitória.
O concurseiro tem uma vida bem parecida. Com a diferença que não há uma pressão externa em busca do resultado (às vezes até existe, mas nunca maior que a interna).
O concurseiro precisa de disciplina de horários, principalmente os que trabalham, cuidam de filhos, pais, avós. Pois o tempo é curto e precisa ser bem aproveitado.
O concurseiro também se prepara por longos períodos para um dia especial em que toda a sua preparação é colocada à prova e só interessa a vitória (a aprovação). Por isso que não se pode falhar na preparação e é por isso que raros são os que chegam no dia da prova em condições de realmente disputar as vagas.
A preocupação com o descanso também deve fazer parte da rotina do concurseiro, como faz da rotina do atleta. Corpo descansado faz você render melhor na sua preparação.
Quais semelhanças mais você percebe na rotina do atleta e na do concurseiro?
Força nos estudos!
Um abraço do Gustavo