Sobre o que temos controle exatamente?
Esta semana tirei 5 dias de férias para poder receber o valor delas. Planejei produzir muito conteúdo e ler bastante. O tempo virou em João Pessoa e minha imunidade não deu conta. Gripei. Todo o meu planejamento foi por água abaixo.
Sobre o que, exatamente, temos controle? Não consegui evitar as mudanças climáticas e as chuvas forres por aqui. Muito menos consegui comandar minhas defesas imunológicas contra a gripe. De repente, eu estava irritado, sem paciência, e esses sentimentos crescendo. Foi então que percebi que opa, peraí, Gus, isso aí você pode controlar. A forma como você reage é uma escolha sua. Passei a me policiar e tomar decisões melhores.
Não gravei as aulas pretendidas, mas me concentrei em ler. Li quase 2 livros nesses dias. Melhor do que o planejado que era apenas 1. Consegui esboçar novas ideias (AGUARDEM e ASSINEM), e raciocinei bastante sobre este início de ano que vem sendo bem de acordo com o planejado em dezembro.
Você que me segue aqui e está na luta por uma vaga no serviço público deve ter passado algumas vezes por essas situações, em que o planejamento sai dos trilhos por razões alheias e superiores. Mas ele precisa voltar para os trilhos. Você precisa manter a razão acima da emoção e deixar a disciplina fazer a parte dela. Se não dá pra ser aquele estudo 100%, se só dá pra fazer aqueles 20 minutos mixurucas, faça! Isso é disciplina. Disciplina é aparecer e é a maior prova que você dá a si próprio sobre qual é o objetivo.
Nós controlamos a nós mesmos.
Força nos estudos!
abraço do Gustavo