Sentir que aprendeu e aprender são coisas diferentes
Nesse tempo todo envolvido com concursos, recebi algumas vezes pessoas que diziam que sentiam que estavam aprendendo e, na hora da prova, o resultado era bem diferente do que se esperava pela qualidade dos estudos.
Quando estudamos algo, nosso cérebro tende a aceitar aquilo enquanto estamos estudando. Como assim? Vamos lá. Você está assistindo uma vídeo aula qualquer sobre um tema difícil e, toda vez que você quer se lembrar do conceito principal, você volta ao ponto onde ele está explicado. Seu cérebro manda uma mensagem para você de que você está aprendendo aquilo (ou que já aprendeu) e essa é uma sensação boa. Ou quando você está lidando com uma questão e lê o comentário dela várias vezes para poder entender. Nesse momento, nesse enquanto, você tem a sensação de que aprendeu.
Mas quando vai para a prova, onde não há recursos, já era. Nada de acertar a questão. Pois, em verdade, você não aprendeu. Você apenas teve acesso aquela informação em uma fonte externa ao seu cérebro.
Existem diversas pesquisas que mostram que é fundamental para o aprendizado forçar o cérebro a encontrar aquela informação dentro dele mesmo (e não fora). Por isso, quando você precisar daquela informação, force seu cérebro a encontra-la sem a ajuda externa. Faça isso recorrentemente. No mesmo dia que estudou, depois no dia seguinte, depois de mais um ou dois dias, e em algum tempo seu cérebro terá criado caminhos para chegar rapidamente naquela informação. Assim, você ajuda seu cérebro a memorizar e recuperar essa memória.
Adquira nossos livros aqui e ajude nossa comunidade.
Força nos estudos!
um abraço do Gustavo