Pequeno manual de como fazer prova
Estive sem publicar esses dias por razões de estar fazendo curso de arbitragem de jiu jitsu. Nada a ver com concursos? Pelo contrário. Concurso é competição. Uma competição muito mais feroz que a da jiu jitsu.
O concurso da UFPB se aproxima (09/02) enquanto muitos outros ocorrem até antes. E uma coisa que eu aprendi por conta própria, e pela dor, é que treino é treino e jogo é jogo. Ou seja, você pode acertar 100% das questões que você faz na sua plataforma de questões, no entanto, o que importa são as que você acerta no calor da emoção da prova.
Dito isso, vejamos alguns pontos a serem considerados para o dia decisivo da prova:
Pré-prova
Considero os dias que antecedem a prova, dois ou três dias a depender do seu nível de ansiedade. Se a prova for no domingo como normalmente é, a partir da quinta/sexta você já deve começar a entrar no clima da prova.
Isso inclui levar tudo com muita atenção. Por exemplo, eu treino jiu jitsu, mas tão perto da prova assim é bom evitar treinar para não correr riscos desnecessários de lesões que podem atrapalhar você durante a prova. É péssimo fazer prova com os dedos ou o punho doendo, não é?
Também se deve ter cuidado com o que se come e se bebe. Conheço pessoas que pegaram algum tipo de infecção intestinal e isso comprometeu o resultado da prova. Muitos dizem “ah, era pra ser assim”. Mas não, não é pra ser assim. É preciso evitar. João Pessoa é uma cidade de praia e sabemos que comida de praia tem um certo risco de causar problemas, por exemplo. Por isso, nos dias que antecedem a prova, atenção.
ADQUIRA NOSSO LIVRO PELO EMAIL GUSTAVOHENN@GMAIL.COM
Bebida nem se fala. Se você precisa beber álcool por alguma razão incontrolável, beba pouco e beba muita água. Fazer prova de ressaca não vai te ajudar a acertar mais questões.
Se você vem de outro estado e não conhece bem onde você fará a prova, reconheça o local e o itinerário. Pergunte aos locais se há risco de muito trânsito. Informo que João Pessoa está com muitas obras pela cidade e pode ser que alguma delas esteja no seu caminho. Por isso, se organize.
Escolha uma roupa confortável. João Pessoa faz chuva e faz calor e faz sol e faz calor ao mesmo tempo então se previna.
No dia da prova
Chegue o mais cedo possível e mentalize somente a prova. Pode estudar um pouco ou responder questões se quiser, é um aquecimento. Se possível, já escolha um local bom para sentar, de preferência onde haverá menos interrupções. Geralmente um local encostado em uma parede e longe da porta. Também evite janelas ou algo que visualize o externo para evitar distrações.
Leve para a prova o necessário.
Início da prova
Quando você receber a prova, faça uma breve meditação (um minuto é suficiente). Uma oração também ajuda a manter a calma. Inspire e expire profundamente, garantindo uma boa oxigenação para seu cérebro. Tudo isso durará no máximo 5 minutos.
Depois, leia a prova SEM RESPONDER NADA. Isso mesmo, apenas leia a prova toda. Com calma e atenção. Aprendi sendo fiscal que provas podem vir com falhas e quanto antes você identifica-las melhor. Mas ainda mais importante é que essa leitura inicial irá garantir uma familiaridade com as questões da prova. Quando você for responder, você não será surpreendido. Essa leitura vai ajudar você também a ter uma melhor estratégia de prova. Como você já conhece as questões, você pode escolher melhor por quais começar.
Leia a prova.
Durante a prova
Mantenha a respiração sempre sobre controle. Beba água regularmente. Não precisa ser muita, mas beba com frequência. Isso vai ajudar você a fazer pequenas pausas que irão fazer sua mente buscar informações em diferentes locais do cérebro.
Saia da sala ao menos uma vez para espairecer.
Alongue-se. Faça uma automassagem no pescoço. Faz bem.
Fim da prova
Revise suas respostas. Não tenha medo de mudar de gabarito caso surja uma dúvida. Reflita melhor.
Atenção na marcação do gabarito.
Boa prova.
Considere se tornar um assinante pago e ter acesso aos nosso conteúdos exclusivos.
Abraço do Gustavo