A principal moeda de troca que nós temos é invisível e limitada. E para piorar: está diminuindo neste instante. Essa moeda é o tempo. Ele passa. Está passando. Passou. Continua passando.
Se você acha que é muito tarde para começar a estudar, amanhã você vai achar a mesma coisa; no mês que vem vai achar a mesma coisa; no ano que vem, adivinha, vai achar a mesma coisa. Em todos os casos, você está certo.
Se você se acha jovem demais para garantir seu emprego público e você quer curtir, tudo bem, o tempo irá passar para você também.
Se você pensar assim, seja se achando jovem ou velho, saiba que está cometendo um equívoco. O equívoco de pensar apenas no resultado. Quando pensamos no resultado, normalmente nem começamos. Quando começamos, muitas vezes nao persistimos. Pois o processo é difícil. O processo de estudar para concursos: Mais difícil ainda.
Por isso, os melhores concurseiros são aqueles que aprenderam a gostar do processo. Aprenderam a gostar de aprender. Se você não se diverte quando descobre algo nos seus estudos; se você não fica verdadeiramente feliz quando entende um conceito ou consegue conectar ideias, se isso não ocorre com você enquanto você estuda… está na hora de você repensar se concursos é para você.
Sabem o que todos os professores que ensinam para concursos tem em comum além das aprovações? O gosto por por estudar e aprender.
A partir de agora, reflita se você aprendeu a gostar de aprender. Quando isso ocorrer, será mágico.
Abraço do Gustavo