O que esperar da prova objetiva do CPNU?
Faltam 10 dias para a prova do primeiro Concurso Público Nacional Unificado. As expectativas são diversas, mas o principal é: ninguém sabe de nada. Essa é a única verdade sobre esse concurso.
É algo totalmente novo, bastante complexo, surgido no primeiro ano de trabalho de um novo governo. Por tudo isso, devemos aplaudir a iniciativa e a coragem, pois precisamos de um concurso mais objetivo e econômico, ao mesmo tempo que devemos ter atenção e paciência para os prováveis problemas que surgirão.
Para quem já estava habituado a um concurso específico para seu cargo, o primeiro choque foi justamente esse: são vários cargos diferentes que farão a mesma prova. A diferença está no peso dado a cada prova de acordo com o cargo. No entanto, ainda assim, alguns cargos, como o de bibliotecário, praticamente ficaram sem conhecimentos específicos mesmo no seu eixo de peso maior.
Você pode apoiar a continuidade desta lista sendo um assinante pago. Mas pode apoiar também adquirindo nossos livros. Mostre que você incentiva e estimula o empreendedorismo na biblioteconomia e ainda estuda para concursos adquirindo nossos livros.
20 maneiras de fazer dinheiro com biblioteconomia
Catalogação para concursos através dos tempos
Somando isso ao ENEM (que conheci melhor pois acompanhei o processo da minha filha), acredito que as questões serão bastante textuais e contextualizadas. Quero dizer: espero questões com muito texto e sempre contanto alguma historinha.
Abaixo um exemplo de uma questão de física do ENEM 2023.
Como cada prova terá 5 eixos, cada eixo com apenas 10 perguntas, acredito que não há espaço para questões muito aprofundadas em cada assunto. Não tem como medir conhecimento na minha visão. Então, acredito que as questões ficarão em um nível de mediano para baixo. Do contrário, corre-se o risco de ter um número alto de reprovações. No nosso bloco, o bloco 7, considero os eixos 3 - políticas públicas e noções de estatística e 4 - administração financeira e orçamentária, e contabilidade pública e compras, os eixos que podem nos trazer problemas de cobrarem de uma forma mais exigente. Da mesma forma com outros cargos em relação a outros eixos.
Por tudo isso, espero uma prova de nível mediano para baixo, onde o que será avaliado mesmo será a capacidade de leitura e interpretação do candidato. Com a classificação sendo decidida pela prova discursiva (assim como a Redação é no ENEM).
Portanto, nessa reta final, dê especial atenção à escrita e a como responder questões. Pode fazer muita diferença.
Abraço do Gustavo