Diversos estudos já mostram que ler no papel é diferente de ler na tela. O cérebro recebe essas informações de modo diferente em cada meio. É preciso atentar para isso.
Tenho notado uma dificuldade maior por parte dos meus alunos nos últimos tempos e isso se deve, em boa parte, ao uso de telas para estudar. Por incrível que pareça, a leitura do mesmo texto no papel impresso e em uma tela é diferente, e com prejuízo maior para a leitura em tela. Nosso cérebro tem muito mais dificuldade de aprender e apreender conhecimento na leitura em telas.
Estudar em um computador, tablet ou smartphone, para nosso cérebro, não é muito diferente de estar em uma rede social lendo outros assuntos. É como se o cérebro não identificasse que o momento é de concentração no aprendizado, ele permanece no modo relaxado dopaminergico das redes. O estudo em telas é um estudo que exige mais foco e mais pressa de nós. Não é a melhor opção estudar por telas.
Outro ponto crucial na preparação para concursos é que a prova do concurso, a que realmente importa, é impressa. A leitura é em papel. Precisamos acostumar nosso cérebro para esse momento ensinando a ele como se lê no papel - onde ele não pode esperar que a gente de repente mude a janela para outra coisa mais colorida.
Claro que na correria do dia a dia, estudar por telas será necessário e irá ajudar a ganhar tempo. Porém, não permita que seja a única opção, não estude somente por telas.
Uma dica é usar as telas (pc/tablet/smartphone) para pesquisas curtas de conceitos, curiosidades, e, claro, para encontrar e organizar materiais de estudos. Mas para estudar de verdade dê prioridade ao impresso.
Procure ler no impresso, focar somente em um texto por um certo tempo, lendo, rabiscando, estudando analogicamente. Garanto a você que seu rendimento irá melhorar ao, simplesmente, praticar mais no papel.
Força nos estudos!
OBS.: Na parte exclusiva para assinantes pagos já estão disponíveis algumas aulas do nosso curso Biblioteconomia Para Concursos, onde estou pouco a pouco disponibilizando aulas de diversos assuntos do conteúdo programático Cebraspe - e respondendo questões. Não ficaremos só nessa banca, em breve irei divulgar uma aula com base na FCC.
Assinem aqui.