No universo do mercado de ações, há uma máxima que diz que as ações “sobem no boato e caem no fato”. Pois o boato mexe com as emoções, como FOMO (medo de ficar de fora) e faz todo mundo comprar e o preço da ação subir.
Na indústria dos concursos isso ocorre também.
O boato vale mais do que o fato. As especulações sobre os concursos que podem sair, que irão ser publicados, que estão em análise, que alguém falou, que o amigo do vizinho da prima escutou, enfim, as fofocas de que vai sair concurso XYZ.
As empresas vendem cursos para concursos bem antes dos editais serem publicados. Já vi pessoas comprarem cursos antecipadamente e no fim nem houve vaga. Já vi pessoas começarem a estudar para um banca por conta de boato e quando saiu o edital era outra banca.
Sabem por que razão isso ocorre? Por que a grande maioria dos concurseiros são movidos pela emoção e agem como se concurso fosse uma loteria, um concursobet ou um jogo do tigrinho. Precisam ter um edital para pode estudar (leia-se comprar produtos).
Como evitar ser movido pelo emocional? Bem simples: agindo racionalmente.
Estude para concursos todos os dias, independente de edital. Especialmente na parte específica de biblio, você está estudando para todos os concursos. Então estude todos os dias e responda questões todos os dias, de várias bancas. Pois você está aprendendo e para aprender precisa abrir a mente.
Quando você tiver um edital, então só aí é que você vai direcionar. Enquanto não houver edital, estude português e biblio e você já estará na frente de 90% da concorrência.
Evite ficar tanto tempo exposto às redes sociais concurseiros, inclusive esta newsletter tem a ideia de ser um alternativa a elas. Pois elas geram uma ansiedade de que tá todo mundo estudando e você não (mas se tá todo mundo nos STUDYGRAM, como estão estudando?).
Procure sempre agir racionalmente. Não se deixe levar por tantas especulações.
Força nos estudos!
Um abraço do
Gustavo