E se você não passar em concurso nenhum?
Depois de tantos anos de dedicação, você não passou em nenhum concurso. O que vai se passar na sua cabeça? No seu coração? Depois de tantas tentativas, o objetivo não foi atingido. O que você vai sentir? Será um sentimento de derrota? Um sentimento de perda de tempo? Ou algo racional, do tipo “tentei, não deu, bola pra frente”?
Você já pensou que muitas pessoas, talvez a maioria, nunca entrarão em concurso nenhum? Seja por falta de vagas suficientes, seja por candidatos mais preparados, seja por provas difíceis, enfim. Conquistar uma vaga no serviço público por meio dos concursos é algo difícil e que não é para todo mundo. Por isso, queira ou não, fazer essa reflexão é importante. Pois você precisa entender que fazer concursos é um compromisso seu com o seu eu do futuro.
Se você está se inscrevendo concursos para tentar a sorte, se está estudando para concursos apenas quando pode, se, efetivamente, estudar para concursos não ocupa um lugar central na sua vida, pare agora. Pois você vai se arrepender caso não passe (e, vá por mim, não vai passar desse jeito).
Estudar para concursos exige que você priorize os estudos na sua rotina. Não significa abandonar tudo e apenas estudar (algumas pessoas até podem fazer isso; outras, não.). Priorizar no sentido de você dedicar os seus melhores esforços para isso é, gradativamente, aumenta-lós, até atingir o seu objetivo. Isso sim fará você ter orgulho de si.
Quando não esforçamos verdadeiramente nos estudos para concursos, nossa vida melhora. Já notou isso? Você passa a dormir mais cedo e acordar mais cedo, só essa regulação do relógio biológico já traz benefícios para o seu corpo. Você passa a ter mais rigor nos horários de atividades e descanso. Você pratica atividade física regular para melhorar o seu cérebro. Você passa a ter disciplina, que será importante para o seu futuro emprego. Você deixa de perder tempo de vida com bobagens. Você passa a se conhecer melhor pois, agora, você convive mais consigo mesma pois estudar é sobretudo um ato solitário. Você aprende a aprender. Tudo o que você aprende te faz uma pessoa melhor, de repente, você fala e escreve em um português bem melhor do que antes, sua capacidade de raciocínio lógico melhora, voce passa a entender mais de constituição, de direito administrativo, você cada vez sabe mais de biblioteconomia, e todo esse conhecimento é seu! Você vai levá-lo para o resto da vida. Ninguém toma isso de você.
Quando você estuda de verdade para concursos, você se torna uma pessoa muito melhor do que antes. Por isso, ainda que você não venha a passar, você se sentirá bem pois você se tornou uma pessoa melhor.
Se você leu até aqui, preciso te perguntar: e se não houver mais concursos a partir de agora, você vai se sentir como?
um abraço do Gustavo