É possível se preparar para concursos e ter mais um foco?
Olá! No texto de hoje tentarei explicar minha visão sobre uma pergunta muito frequente: é possível estudar para concursos e para o mestrado/doutorado? É possível estudar para concursos e fazer uma outra faculdade? É possível estudar para concursos e ter mais um foco?
Eu costumo dizer que hoje é muito mais difícil estudar para concursos do que quando começou o boom dos concursos, no início dos anos 2000.
Na minha época, o máximo que tinha para roubar nossa atenção era Orkut. O YouTube só foi criado em 2006. Conversa por chat era por MSN.
Naquela época, os ladrões de atenção eram as novelas de TV (hoje não mais), algumas séries (hoje roubam mais do que as novelas), futebol (esse ainda continua), e as conversas no telefone (alguém ainda fala por horas no telefone?). Mas chega de entregar a idade.
Hoje, são inúmeros os ladrões de atenção . Com a desvantagem de que a grande maioria deles está no celular. Atualmente, ele é o nosso maior amigo e inimigo: smartphone. E a pergunta é: de quem e de que ele está roubando atenção?
Como nosso tempo é limitado, inevitavelmente precisaremos fazer escolhas e tomar decisões sobre onde iremos utilizá-lo.
Existem as obrigações com trabalho e família que são inevitáveis e costumam ocupar cerca de 12 a 14 horas do nosso dia. Temos nossa obrigação com o descanso que ocupa 6 a 8 horas do trabalhador brasileiro (nas melhores situações).
Conheça nossos livros clicando aqui.
Assim, acaba sobrando cerca de 4 horas livres para nos dedicarmos a nós mesmos. É o que você faz nessas horas que muda sua vida. Cabe muitos focos nesse tempo? Ou mais que isso: cabe mais de um foco?
Na minha visão, não. Se você está se dedicando aos concursos, tenha isso como único foco. Não quer dizer que sua vida vai parar. Você pode e deve continuar seguindo o fluxo da sua vida, mas sabendo que você quer conduzi-la na direção de um cargo público e para isso você precisa dedicar sua atenção somente para a sua preparação.
O lado bom disso é que é temporário. Pode até demorar uns anos, porém, depois de conquistada sua vaga, passou. E aí você poderá, com muito mais serenidade, dedicar-se a outros objetivos.
conte comigo
força nos estudos
um abraço do Gustavo