Já são 20 anos no mundo da biblioteconomia para concursos e ainda hoje recebo solicitações do tipo: me manda isso, me envia aquilo, me manda o link tal (essa é a melhor), entre outras perguntas que sequer devem ser feitas. Somos todos bibliotecários e, bom, devemos usar nosso conhecimento de recuperação da informação a nosso favor.
Você deve se colocar como único responsável por seu sucesso desde o início. Para não ter a desculpa de que “não passei no concurso por que fulaninho não me ajudou”. Comece desde já a fazer por si o que só você pode fazer.
É claro que sempre haverá algum material que não está disponível. Para todos os outros, você deve buscar por si.
Só o fato de nós mesmos buscarmos por algo já é um aprendizado incrível. Quando você faz isso, você faz a serendipidade trabalhar a seu favor.
Estou aqui para ajudar você. Por isso, seguem algumas dicas voltadas para concursos.
1º Tenha um drive nas nuvens. O do Google todo mundo tem e já é um bom começo. Você pode criar uma só para fins de concursos.
2º Nesse drive você vai ter basicamente 2 arquivos: I - artigos interessantes e II - provas
3º No próprio Google, crie uma planilha e organize todos os assuntos do conteúdo programático do seu concurso. Em cada assunto, deixe o link para o texto pelo qual você vai estudar.
4º Utilize o BRAPCI para pesquisar por artigos. Lembre que artigos de revisão são os melhores para concursos. Nos outros artigos, procure atentar mais para a revisão.
5º No YouTube, crie listas de vídeos que você vai assistir. Procure colocar por assuntos. Não tem de tanto assunto e sugiro usar mais para assuntos de conhecimentos gerais, como português e direito.
6º Uma dica: se você conseguir, faça a transcrição textual dos vídeos. Você terá um novo livro para ler.
7º Outra dica: baixe somente o áudio do vídeo e escute no trajeto entre a casa/trabalho/faculdade. As vezes é impossível ler no transporte público, mas ouvir é possível e pode ajudar bastante.
8º Utilize qconcursos ou pciconcursos ou outro site para baixar provas. Utilize seu drive para organizar isso. Busque separar provas objetivas e discursivas.
9º Diversas universidades, algumas associações e o IBICT oferecem biblitoecas digitais, gratuitas, com alguns dos livros mais cobrados em concursos. Você não precisa ficar com links piratas bem pagar por livros que estão disponíveis gratuita e legalmente na rede.
Propositadamente não deixei nenhum link aqui. Já é o primeiro exercício para você.
Um abraço do Gustavo
Se você está querendo estudar melhor para concursos; está enfrentando barreiras sem saber como usá-las a seu favor; está perdendo para a procrastinação, eu posso ajudar.
Responda este e-mail com a palavra MENTORIA para eu te explicar melhor como posso ajudar você. Tenho certeza que alguma das minhas mentorias é ideal para você.