Como fazer recursos
Recorrer faz parte dos concursos. Devemos estar prontos para fazer um recurso caso seja necessário - e muitas vezes é.
Por isso, seguem algumas dicas para você concurseiro se preparar melhor para recorrer.
A primeira coisa que você deve fazer para se preparar antecipadamente para os recursos é: ler o edital. Cada edital traz suas regras para os recursos e isso pode variar de um para outro. Preste atenção para o período de envio dos recursos e para a forma. Concursos com diferentes etapas apresentam também diferentes períodos para recursos. Então antes de tudo: leia o edital.
Agora você já pode recorrer.
Uma questão pode apresentar alguns tipos de erros que geram recursos.
1 - erros gráficos: algumas questões não trazem imagens/graficos bem impressos, e isso è um problema. Se isso ocorrer na sua prova, peça para trocar urgente para garantir que não é só na sua.
2 - erros ortográficos e gramaticais: esse é o que costuma ocorrer mais. Pois as bancas nao fazem revisão gramatical e quase sempre nem há tempo para isso. Aviso logo: é um recurso raro de ganhar, pois se entende que a questão está compreensível apesar do erro gramatical.
3 - erros de comando da questão: as vezes o enunciado não traz com clareza o que quer, isso é erro de comando. Gera muitos recursos e, caso seja algo que o candidato não consiga mesmo entender, vale recorrer.
4 - erro de gabarito: esse é bem comum, a banca trocou alguns gabarito. Eu costumo fazer provas com todas as respostas na letra A para a banca mudar, isso garante que eu não conheço o gabarito final.
5 - questões sem resposta: as vezes nenhuma alternativa atende ao enunciado. Esse é o tipo de questão que precisa de um recurso embasado, que é o nosso próximo tópico.
Como fazer um recurso embasado
Existem duas situações aqui: mudar o gabarito ou anular a questão. Isso envolve até uma questão de estratégia. Pois anular a questão divide o valor da questão para todos e prejudica quem acertou a questão no gabarito. Enquanto mudar o gabarito pode ajudar a você e a outros também. Dito isso, vamos lá.
Primeiro, reúna os principais livros dos principais autores para embasar seu recurso. Seja bastante objetivo, pois o recurso será lido com muita má vontade. Então, torne seu recursos interessante e direto para que a pessoa do outro lado entende e, em alguns casos, aceite que errou.
Outra dica é fazer recursos curtos.
Essas são algumas dicas básicas. Recorra sempre que achar necessário.
ADQUIRA MEUS LIVROS
Conheça meus novos livros disponíveis na UICLAP. Adquirindo os livros você também ajuda a manter essa Newsletter.
LIVES 05:25 DA MANHÃ
Semana passada comecei um novo projeto: fazer lives curtas, de 10 a 15 minutos, no nosso Instagram. Se você acorda cedo, entra lá no Instagram para a gente conversar sobre concursos antes de começar a correria do dia.
um abraço do Gustavo