Como estudar por questões
Estudar por questões é, para muitos, a melhor forma de se preparar para concursos. Alguns chamam de estudo reverso, não gosto muito desse termo. Estudar por questões é estudar por questões.
Eu sou um dos que comprova este método, pois minhas aprovações foram resultado direto desse tipo de estudo e essa é a forma na qual está baseado todo o meu trabalho de biblioteconomia para concursos, desde os meus livros até as minhas aulas.
Estudar por questões tem um duplo fator de sucesso: você aprende o assunto e você aprende a responder questões. Em outras palavras, você passa a dominar o meio e mensagem, a forma e o conteúdo.
Todo concurseiro já passou por uma situação em que errou uma questão de um assunto que ele dominava - provavelmente já aconteceu com você. Isso aconteceu por que você não entendeu a questão.
Todo concurseiro, incluindo você, já acertou alguma questão por intuição, por chute, por sorte, ou por estratégias que não incluíam dominar o conteúdo. Isso ocorre por uma razão matemática: as chances de você acertar uma questão são altas - 50% para questões de C ou E, 25% para questões de ABCD, e 20% para questões de ABCDE, que são os tipos de questões mais comuns em provas objetivas. Você pegaria um avião com 20% de chances de cair?
Assim, quanto mais questões você responde, melhor você fica em responder questões. Que é uma qualidade fundamental para você ficar com uma pontuação maior.
Como estudar por questões?
Primeiro passo é selecionar as questões. Como bibliotecários, isso é fácil. Classifique as questões por critérios como assuntos, bancas, tipo de questões, período. Alguns sites fazem isso muito bem, como o Qconcursos e o Grancursos.
Depois, imprima uma bateria de questões em papel. Tente estudar longe das telas, sua mente precisa entender que esse momento é diferente. Feito isso, leia cada questão da bateria para se familiarizar com elas antes de começar a responder. Essa dica é matadora, me agradeçam depois. Agora que você já leu todas, comece a responder. Leia com atenção o enunciado, rabisque as palavras principais. Se a questão for uma pergunta, responda antes de ler as alternativas. Se for obrigatório ler alternativa por alternativa, busque eliminar as que você considerar erradas o mais rápido possível.
Agora vem o pulo do gato. Você pode “filar” (ou colar). Você não está se avaliando. Você está aprendendo. Por isso, aproveite agora para pesquisar nos seus materiais, ou no Google, explicações que fundamentem sua resposta. Não procure o gabarito da questão, mas sim aprender o conteúdo dela. Mesmo as questões que você domina você pode aproveitar para aprofundar.
Então justifique suas respostas. Não apenas marque a letrinha da resposta. Justifique por que razão escolheu aquela resposta e não outra. Isso obrigará você a ter sempre uma estratégia.
Agora é a segunda etapa: conferir o gabarito.