Como descansar nos intervalos de estudos
Está mais do que comprovado que o descanso faz parte do treinamento. É preciso colocar intervalos de descanso entre as sessões de estudos. Mais ou menos como os bodybuilders descansam seus músculos entre séries e seu próprio corpo entre os treinos.
É no intervalo de descanso que o cérebro, realmente, está crescendo. Ou melhor, o músculo está aprendendo e memorizando. Ou, na verdade, é no intervalo que nosso cérebro aprende, memoriza, aprende e cria um novo conhecimento para si. Por incrível que pareça, quando estamos lendo algo não estamos aprendendo, estamos apenas jogando informação para o cérebro. Já notou que muitas vezes você não lembra de algo que acabou de ler?
Então. O intervalo de descanso é que vai fase seu cérebro trabalhar essa informação. Esse descanso é muito importante e por isso deve ser, realmente, um descanso. Descanso para o cérebro. Se você acaba de estudar e vai para o Instagram/tiktok/etc, seu cérebro continuará recebendo informações sem descanso, portanto, não terá o tempo necessário para assimilar aquilo que você estudou antes.
Você já conhece as 20 maneiras de fazer dinheiro com biblioteconomia? Nossa profissão é incrível e tem muitas possibilidades. Conheça mais sobre nosso novo livro.
Assim, nos intervalos de estudo, tente realmente dormir/cochilar. Caso não tenha tempo suficiente para isso, seja aquele intervalo pomodoro, busque fazer algo livre e aleatório, desde algum exercício físico (umas flexões ou abdominais por exemplo), um banho gelado, ou simplesmente olhar para alguma paisagem, admirar um belo quadro.
Nos intervalos maiores, praticar uma atividade física ao ar livre é a melhor pedida para o cérebro, ele irá agradecer a liberdade e a oxigenação.
Por isso, lembre de descansar verdadeiramente nesses intervalos. Você irá aprender muito mais.
Força nos estudos!
abraço do Gustavo