Olá!
segue a continuação da análise da prova da Prefeitura de Santo André/SP, 2024. Organizada pela Vunesp.
Estudar por análises de questões traz uma vantagem: é mais rápido e mais interativo do que assistir análises em vídeo. Você aprende mais pois o seu cérebro é forçado a ler. Diferente de ouvir e ler o que está no vídeo.
Seja um assinante pago e tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos.
Força nos estudos!
Análise abaixo
41. Em relação às tabelas auxiliares da Classificação Decimal de Dewey, é correto afirmar que a tabela de
(A) subdivisões de línguas individuais e famílias de línguas (tabela 4) se destina a oferecer subdivisões à classe 400, relacionando os vários aspectos de estudo de uma língua.
(B) grupos étnicos e racionais (tabela 5), que resulta da união das antigas tabelas 6 e 7 de versões anteriores, pode ser usada para qualquer classe das tabelas principais.
(C) áreas (tabela 2) corresponde a uma relação de subdivisões geográficas, incluindo divisões políticas, e tem uso restrito à classe 900 de História e Geografia.
(D) subdivisões de línguas específicas para literatura (tabela 3) se destina a complementar a classe 700 de Literatura, relacionando números atribuídos a coleções de obras literárias.
(E) subdivisões standard ou subdivisões padrão (tabela 1), citada frequentemente pelas letras s.p, compreende subdivisões de formas com uso restrito às classes 000, 100 e 200.
Tabelas auxiliares: T1 ‐ Standard subdivision ‐SS ‐ Subdivisão comum T2 ‐ Geographic areas, historical periods, persons ‐ Área geográfica, períodos históricos, pessoas T3 ‐ Subdivisions for the arts, for individual literatures, for specific literary forms ‐ Artes e literatura T4 ‐ Subdivisions of individual languages and language families ‐ Idiomas /línguas individuais T5 ‐ Racial, ethnic, national groups ‐ Raça, grupos étnicos e nacionais T6 ‐ Languages ‐ Línguas/linguagens T7 ‐ Groups of persons ‐ Grupo de pessoas
41 - A
42. No que concerne ao AACR2, assinale a alternativa correta.
(A) Entrada secundária na catalogação descritiva é definida como entrada para a parte de um item, já registrado sob uma forma abrangente.
(B) Designação específica de material é o termo que indica a classe especial do material a que pertence o item, geralmente o tipo de objeto físico.
(C) Autoria ou responsabilidade mista é a colaboração entre duas ou mais pessoas ou entidades que desempenham o mesmo tipo de atividade na criação do conteúdo de um item.
(D) Entidade relacionada é definida como a entidade que constitui parte integrante de uma entidade maior, em relação à qual ocupa posição hierárquica inferior.
(E) Autoria ou responsabilidade compartilhada é aquela para cujo conteúdo intelectual ou artístico contribuem diferentes pessoas ou entidades, desempenhando diferentes tipos de atividades.
Letra A na verdade é a analítica.
Letra B é a correta.
Letra C é quando os autores são responsáveis por diferentes atividades na criação de uma obra
Letra D é uma entidade relacionada e não superordenada.
Letra E é quando os autores fazem a mesma atividade. Note que aqui eles trocaram os conceitos de C com E.
42 - B
43. Em relação às normas de indexação e resumo, é correto afirmar que
(A) resumo informativo é aquele que indica os pontos principais do documento sem apresentar detalhamentos, como dados qualitativos e quantitativos, e que, de modo geral, não dispensa a consulta ao original.
(B) termo de indexação é a representação de um conceito presente como assunto do documento que é derivado da linguagem natural ou de linguagem controlada, de preferência indicado por um verbo ou uma locução adverbial.
(C) termo não-preferido corresponde a um sinônimo ou quase sinônimo do termo de indexação que é atribuído aos documentos e utilizado também como remissiva no índice e no processo de recuperação da informação.
(D) resumo indicativo é aquele definido como o trabalho que informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
(E) termo preferido é o termo utilizado de forma consistente na indexação de um documento para representar um conceito existente como assunto; algumas vezes conhecido como “descritor” pertencente a uma linguagem documentária.
Letra A - resumo informativo é o mais completo.
Letra B - verbo não pode ser usado sozinho como termo em um tesauro pois é muito vago. Para a construção de um tesauro, os termos de indexação devem ser, preferencialmente, substantivos ou frases substantivas.
Letra C - termos não-preferidos: sinônimos ou quase-sinônimos de termos que não são relacionados a documentos, mas que aparecem como pontos de entrada em um tesauro ou índice alfabético, enviando o usuário, por meio de uma instrução (por exemplo, USE e VEJA), ao termo preferido apropriado; também conhecidos como não descritores. Em um tesauro impresso, devem-se distinguir tipograficamente, na medida do possível, os termos preferidos, e os não-preferidos.
Letra D: resumo indicativo é o mais simples. Conceitos trocados em A e D.
Letra E: é a correta.
43 - E