A importância dos simulados para os estudos
Gosto muito de simulados. Eles são a coisa mais parecida com uma prova que você vai encontrar além da própria prova.
Não é à toa que cursos para ENEM fazem simulados quase todos os fins de semana. É preciso habituar corpo, mente e espírito ao que está por vir.
No mundo dos esportes também é altamente recomendado o simulado. Os técnicos preparam uma equipe que atua de forma parecida com o adversário do proximo jogo, ou, a depender do esporte, algo específico que aquela equipe faz, para que a sua própria equipe não seja surpreendida.
Fazer simulados é se preparar para o grande dia de uma forma gradativa. Quanto mais você conseguir simular as diversas situações possíveis, melhor. Em dia de concurso, tudo pode acontecer.
Então você já começa com o checklist do que levar para a prova, como identidade, canetas, água, chegar na hora certa, sentar numa cadeira que não seja tão confortável. As vezes, até fazer prova num local muito quente ou muito frio pode interferir no seu resultado, lembram que o Lancaster fala disso em fatores que afetam a qualidade da indexação? Afetam na qualidade da sua resposta também.
Por tudo isso, tente simular o melhor que puder sempre. Turno da prova, a prova em si, a cadeira, o local, calor/frio, a roupa com que você fará a prova, enfim.
O simulado também ajuda a lidar com a parte emocional. Se for feito antes da prova, permite que você faça a prova com menos carga emocional, pois uma parte dela já foi embora no simulado.
Especialmente se você está no início da sua preparação, organize alguns simulados no seu planejamento. Se houver tempo, recomendo pelo menos dois simulados antes da prova. Para você chegar no grande dia já aquecido.
Se um piloto de avião utiliza simulador é por que ele não pode errar no voo real. A ideia do simulado nos concursos é a mesma.
E você costuma fazer simulados? Comenta aí!
um abraço do Gustavo!