Olá, querida bibliotecária,
80% de quem lê nossa NewsLetter é do público feminino. Assim, hoje vou me direcionar para elas.
O Estoicismo é uma corrente filosófica que estudo e busco praticar há uns anos, desde a pandemia em 2020. Tem muito a ver com a luta. Portanto, tem a ver com a vida. Viver é lutar.
Originário da Grécia, o Estoicismo é uma filosofia de vida que ensina a arte de viver com autodisciplina, coragem e justiça. Sempre buscando ser uma pessoa de virtudes e totalmente livre de vícios, que representam o mal.
Essa filosofia pode impactar a sua jornada em busca de uma mudança de vida, através dos estudos para concursos.
Primeiro, compartilho uma citação de Epicteto, um dos alicerces do Estoicismo, ele próprio um escravizado: "Não são as coisas que nos perturbam, mas as nossas opiniões sobre as coisas". O que isso significa é que, muitas vezes, não são os eventos da vida que nos prejudicam, mas as nossas opiniões ou pensamentos sobre eles. Como você está se preparando para um concurso público, a pressão pode parecer esmagadora, mas lembre-se de que você tem o controle sobre como percebe e reage a essa pressão. Sempre que um pensamento intrusivo surgir na sua mente, se lembre disso: você está no controle. Respire, acalme, diminua seus batimentos cardíacos, faça seus rituais para voltar ao controle.
Outra frase estoica diz: "A felicidade e a liberdade começam com a compreensão clara de um princípio: algumas coisas estão sob o nosso controle e outras não". Sei que você está buscando uma vida melhor, mais segura e estável, e que isso pode parecer algo totalmente distante e fora do seu controle. No entanto, quanto mais você entender que tem o controle sobre seus esforços, estudos e dedicação, mais poderá influenciar o resultado. Pode até demorar mais do que o planejado, porém, o resultado vem. A diferença entre quem passa em primeiro lugar e quem não passa não é inteligência, nem sequer algum dom especial, é a preparação. Pode ser que hoje você não esteja no mesmo nível de conhecimento do primeiro lugar, mas uma coisa você pode igualar com o seu melhor concorrente: a dedicação aos estudos.
A terceira citação, de Sêneca, nos diz: "Dificuldades fortalecem a mente, assim como a fadiga fortalece o corpo". Esta jornada para a independência financeira não será fácil, mas à medida que você enfrenta e supera cada desafio, você se tornará mais forte e mais resiliente. Além disso, irá valorizar muito mais o seu cargo e, com certeza, será uma excelente servidora pública, atuando com cidadania e dedicação para a sociedade.
A quarta frase estoica que quero compartilhar é: "Se você quer melhorar, seja contente em ser considerado tolo e estúpido", do nosso já conhecido Epitecto. Isso significa que, para alcançar a grandeza, você deve estar disposto a ser vista como uma novata, a cometer erros e a aprender com eles. Essa humildade intelectual é, ao contrário do que se pensa, uma qualidade fundamental para o aprendizado e o sucesso. Por experiência própria de 20 anos ensinando biblioteconomia para concursos, é uma qualidade rara. Como somos profissionais, muitas vezes as pessoas querem debater biblioteconomia quando deveriam se focar nos concursos e deixar para debater a ciência biblioteconômica na pós-graduação.
Por fim, a quinta e última citação estoica que temos para você é de Marco Aurélio: "A melhor maneira de vingar-se é não se parecer com aquele que praticou a ofensa". Como uma mulher que busca independência, você pode encontrar resistência de pessoas que não entendem sua jornada. Você dirá muitos “não”. E, sabemos, na nossa sociedade apesar de toda a evolução as mulheres ainda são vistas como pessoas que só podem se dedicar a cuidar dos outros. A melhor maneira de lidar com isso é continuando a seguir seu próprio caminho, sem se rebaixar ao nível das críticas e das palavras ditas.
O estoicismo não é apenas uma filosofia, é uma maneira de viver. Tenho procurado praticar cada vez mais e aprofundar sempre que possível. Terminei a leitura do livro acima, do Professor George Stock. Recomendo para quem já tem uma certa base filosófica, pois o livro é para estudantes universitários de filosofia.
Lembre-se, a jornada é tão importante quanto o destino. Quanto mais você se dedicar agora mais essa dedicação perdurará. Mantenha a coragem, continue estudando e você conquistará seus objetivos.
Até mais,
Abraço do Gustavo.